Algumas dicas de HIGIENE para seu gato

Ao contrário do que a maioria pensa, gato gosta de banho sim. Devido a esse mito de que o gato não gosta de banho, a maioria dos proprietários não o fazem, e por isso o gato não se habitua a água.
Os banhos devem começar quando o gato ainda é um filhote, o banho deve ser dado de acordo com a necessidade de cada animal. Se o gato tem acesso ao ambiente externo como, terra, grama, deverá tomar banhos com mais frequência do que o gato que vive somente dentro de casa.

PELAGEM- Para os gatos de pelos longo e médio é recomendado uma escovação regular independente da frequência dos banhos. A escovação pode ser feita à seco, utilizando de escovas próprias. Além da higiene a escovação também ajuda a retirada dos pelos mortos pois, com o hábito que os gatos tem de se lamberem, ingerem uma quantidade razoável de pelos que contribui para a formação de bolas no estômago que pode provocar problemas aos gatos.
ORELHAS – As orelhas devem ser limpas apenas na parte externa, com um algodão, ou gaze umedecido em solução para limpeza de orelhas. Evite introduzir cotonetes ou
qualquer objetos dentro do conduto auditivo do gato. Se houver secreção excessiva faça o uso de produtos para dissolver a secreção de forma que fique mais fácil a limpeza, caso a secreção seja de outro tipo como pus, ou se o gato coçar vigorosamente as orelhas, consulte seu médico veterinário.
DENTES – Os cuidados com os dentes são essenciais para garantir a boa higiene bucal e saúde de seu gato. Com o tempo o acúmulo de bactérias nos dentes forma placas de tártaro e isso causa inflamação das gengivas, resultando em mau hálito, ou até à perda de dentes. Fazendo uma escovação diária dos dentes, evitará o acúmulo do tártaro, e assim garante a saúde bucal do animal.
UNHAS – A unha dos felinos tem um crescimento contínuo, por isso deve-se cortar as unhas periodicamente. Em caso de dúvida peça ao seu veterinário que lhe mostre como fazer isso, pois há irrigação sanguínea nas unhas, e deve-se tomar muito cuidado ao cortar para não causar nenhum dano. Use cortador de unhas veterinários que são projetados para impedir rachaduras nas unhas.


Por Melika NicolauGatil Melicats

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of